O Fósforo e a Vela

 

Chegou o dia em que o fósforo disse à vela:
- Eu tenho a tarefa de acender-te.
Assustada a vela respondeu:
- Não, isso não! Se for acesa, então os meus dias estarão contados. Ninguém vai mais poder admirar a minha beleza.
O fósforo perguntou:
- Preferes passar a vida inteira, inerte e sozinha, sem ter experimentado a vida?
- Mas queimar dói e consome as minhas forças, sussurrou a vela insegura e apavorada.
- É verdade, - respondeu o fósforo - Mas é este o segredo da nossa vocação. Somos chamados para ser luz! O que eu posso fazer é pouco. Se não te acender, perco o sentido da minha vida. Existo para acender o fogo. Tu és uma vela: existes para iluminar os outros, para aquecer. Tudo o que ofereceres através da dor, do sofrimento e do teu empenho será transformado em luz. Não serás consumida pelos outros pois os outros passarão o teu fogo adiante. Só quando tu te recusares, então morrerás!
Em seguida, a vela afinou o seu pavio e disse cheia de expectativa:
- Peço-te, acende-me.

 


Não tenham medo da vossa vocação, pode queimar, mas é compensador, lembra-te que o diamante para ser o mais precioso de todas as pedras teve que passar por altissimas temperaturas.
Quando penso em Jesus, acredito que também tenha doido concluir a sua "vocação", mas creio que em nada está arrependido de o ter feito, pois venceu o mundo, conquistou a sua salvação e a nossa, isto só porque simplesmente nos ama.


João 3.16-21
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. E o julgamento é este: A luz veio ao mundo, e os homens amaram antes as trevas que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que seja manifesto que as suas obras são feitas em Deus.